Alpina Orion
+ 55 11 4397-9133

Produtos.

Bombas de Massa, Magma e Pé de Cristal

O bombeamento de massa cozida ou magma na indústria de produção do açúcar é um tanto diferente de quase todas as outras tarefas de bombeamento por causa da natureza do material. A consistência é frequentemente muito alta devido ao elevado teor de sólidos na massa e por isso bombas com baixa velocidade e de deslocamento positivo são utilizadas. Vazamentos de massa nas gaxetas de selagem dos eixos é um problema recorrente no mercado de bombas e por isso uma selagem adequada é de extrema importância. Dada a elevada abrasividade da massa, materiais de fabricação apropriados devem ser empregados.

A bomba de massa da Alpina Orion possui lóbulos elípticos, o seu corpo é produzido em aço carbono fundido, os lóbulos em ferro fundido nodular, os raspadores em bronze e o eixo é fabricado em aço de médio carbono ligado de alta qualidade. De modo a minimizar o problema de vazamento de massa pelo eixo, são usados mancais externos e robustos com rolamentos de rolos esféricos, eliminando-se o desgaste de buchas de deslizamento e o consequente desalinhamento do eixo. Os mancais empregados apresentam facilidade na montagem e desmontagem do eixo pré-montado na bomba. A montagem do acionamento pode ser feita à direita ou à esquerda, bastando para isso alterar a posição relativa do eixo.

A capacidade de bombeamento das bombas de massa da Alpina Orion varia de 5 m³/h a 60 m³/h. Para capacidades mais baixas, os flanges de entrada e saída da bomba são circulares com dimensões nominais DN150mm ou DN225mm. Para vazões mais elevadas são usados flanges retangulares.

A manutenção por desgaste das partes móveis é feita facilmente e com custo muito baixo.

A bomba de massa Alpina Orion é perfeita para aplicações em massa cozida, magma ou pé de cristalização.